Brasileiros no exterior agora podem acessar serviços do GOV.BR sem a necessidade de validação via SMS para número brasileiro.
Governo do Brasil facilitou o acesso a mais de 4.800 serviços públicos digitais para brasileiros que vivem no exterior, incluindo cerca de 500 mil residentes em Portugal. A partir de agora, não é mais necessário possuir um número de telefone brasileiro para validar operações no portal GOV.BR. Essa mudança simplifica o uso da plataforma para milhões de brasileiros expatriados.
Entre os serviços disponíveis no portal estão informações sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), dados do INSS, carteira de vacinação, declaração de Imposto de Renda, Título de Eleitor e CNH. Além disso, serviços essenciais como licitações e tramitação de documentos podem ser acessados facilmente. Para utilizar o GOV.BR, o cidadão precisa de uma conta na plataforma, que é gratuita e requer o uso do CPF e uma senha.
O portal também oferece diferentes níveis de segurança (bronze, prata e ouro), cada um com acesso a determinados serviços, sendo o nível ouro o mais seguro. A utilização do portal é especialmente importante para brasileiros que residem no exterior, pois muitos serviços consulares e embaixadas só podem ser solicitados e agendados pelo GOV.BR.
Uma das funcionalidades mais populares é a assinatura digital de documentos, o que facilita a vida de quem precisa assinar uma procuração para ser utilizada no Brasil. Agora, é possível fazer isso de forma totalmente digital, sem a necessidade de enviar documentos físicos pelo correio. Antes, o sistema exigia o envio de um código de confirmação por SMS para um número de celular brasileiro, o que dificultava o processo. Com a nova atualização, o código é enviado diretamente pelo aplicativo GOV.BR, instalado no celular do usuário, eliminando a necessidade de um chip de telefone do Brasil.
Essa medida representa um avanço significativo para os brasileiros que vivem fora do país, proporcionando mais comodidade e agilidade na resolução de questões burocráticas à distância.