Casal real, sem cidadania de nenhum país da União Europeia, segue os passos de outros membros da realeza e escolhe Portugal como residência para obter mais mobilidade no continente.
O príncipe Harry e Meghan Markle, duques de Sussex, adquiriram recentemente uma propriedade em Portugal, de acordo com o jornal britânico Daily Mail. O casal teria demonstrado interesse no programa de Vistos Gold, o que lhes garantiria acesso ao espaço Schengen da União Europeia, facilitando viagens e permanências prolongadas na Europa. Embora Meghan tenha iniciado o processo de cidadania britânica antes do casamento, ela nunca o concluiu, o que torna o visto uma alternativa interessante para a família.
A compra da casa em Portugal marca o retorno de Harry e Meghan à Europa, após terem se mudado para os Estados Unidos e devolvido a Frogmore Cottage, que era sua residência oficial no Reino Unido. A escolha de Portugal não é inédita entre a família real britânica. A princesa Eugenie, prima de Harry, e seu marido Jack Brooksbank, já vivem em Melides, na região da Costa Alentejana. Brooksbank trabalha na área de marketing e vendas no CostaTerra Golf and Ocean Club, onde o casal tem uma casa e divide seu tempo entre Portugal e Londres.
Essa movimentação reforça a crescente popularidade de Portugal como destino de residência para celebridades e personalidades internacionais, especialmente devido à sua qualidade de vida, clima ameno e oportunidades facilitadas de acesso ao mercado europeu por meio de programas de residência como o Visto Gold.