Apesar das queixas sobre a demora no envio dos cartões, o secretário de Estado Rui Armindo Freitas afirma que os imigrantes devem “aguardar serenamente” e garante que os documentos serão entregues em tempo útil.
Imigrantes que participaram do mutirão da estrutura de missão desde setembro ainda aguardam seus cartões. A principal reclamação é a falta de um sistema para acompanhar o processo, deixando milhares sem previsão exata de recebimento.
💬 Segundo o secretário de Estado Rui Armindo Freitas, 235 mil imigrantes foram atendidos desde setembro. Desses, 40 mil processos já foram analisados, e cerca de 26 mil documentos estão em emissão.
📍 O Governo atribui os atrasos à burocracia na contratação de advogados e solicitadores para verificar os documentos. O treinamento dos profissionais começou em outubro, mas só em dezembro o trabalho efetivo teve início.
📦 A produção dos cartões é feita pela Imprensa Nacional Casa da Moeda e o envio pelos Correios. Com o reforço de 500 advogados e 100 funcionários da AIMA, o Governo promete acelerar as entregas.